Itapetingaacontece

Itapetingaacontece

Notícia mais recente.....

Alagoas-MA: Adolescente de 16 anos morre apos espingarda disparar acidentalmente

Do Gazetaweb Vítima estava acompanhada de um amigo, de apenas 14 anos, que vai prestar esclarecimentos para polícia.      FOTOs: ALA...

terça-feira, 12 de junho de 2018

Bahia tem 320 municípios em situação de risco ou alerta para dengue, zika e chikungunya


O Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018 apontou que 142 municípios baianos estão em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Outros 178 aparecem em alerta de risco de surto das doença, incluindo Salvador. No estado, 415 municípios participaram do levantamento. 

“O resultado do levantamento indica que é necessário dar mais atenção nas ações de combate ao mosquito. A prevenção não pode ser interrompida, mesmo no período mais frio do ano”, alertou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto. No país, o levantamento indica que 1.153 municípios (22%) apresentaram um alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

 Ao todo, 5.191 municípios realizaram algum tipo de monitoramento do mosquito transmissor dessas três doenças, sendo 4.933 por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 258 por armadilha. 

A metodologia da armadilha é utilizada quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente. Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.069 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.


*Informações do Noticia da Bahia