Bem vindo(a)!

Homem é atropelado por motocicleta em Itapetinga

  Um homem foi atropelado por uma motocicleta por volta das 18:00hs desta sexta-feira 19, na avenida Flamengo bairro Primavera no perímetro urbano de Itapetinga na Bahia. Segundo informações de testemunhas no local da ocorrência, um motociclista que foi detido no local para prestar esclarecimentos, ele teria perdido o controle da motocicleta após passar por um redutor de velocidade (quebra-molas).  Por razões desconhecidas ele não conseguiu controlar o veículo que na sequência acabou derrapando e atropelando um pedestre. Com o forte impacto, o pedestre foi arremessado, se ferindo com gravidade.  Ainda segundo as informações, o condutor do veículo precisou ser ajudado para retirar o veículo de cima de uma das pernas.O pedestre, foi ferido gravemente, ele até o momento não foi identificado. Guarda Civil Municipal de Itapetinga (GCM), também a os agentes de trânsito da COMUTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito) Polícia Militar e duas ambulâncias do SAMU ( Serviço de Atendimento

Dia Mundial da Liberdade da Imprensa é lembrado por senadores nas redes sociais

                                                                   Pedro França/Agência Senado


Os senadores lembraram em suas redes sociais o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, comemorado nesta segunda-feira (3). Eles  destacaram o papel da liberdade de atuação da imprensa para a democracia e criticaram os ataques do governo Bolsonaro ao trabalho da imprensa.


“Hoje é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. No Brasil, com o atual governo sempre atacando a mídia e os profissionais da comunicação, não temos muito a comemorar. Sem liberdade de imprensa não há democracia”, disse a senadora Eliziane Gama (Cidadania- MA).


O senador Weverton (PDT-MA) apontou a necessidade de garantir que os jornalistas desempenhem seu trabalho com segurança. “Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, precisamos falar sobre a importância de garantir que esses profissionais possam exercer suas funções em segurança”.


A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) sublinhou que a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia. “É o termômetro de quão desenvolvida é uma nação em termos econômicos, culturais e sociais”.


O senador Paulo Rocha (PT-PA) também lembrou o Dia Mundial da Liberdade da Imprensa para celebrar "o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre”.


Impunidade


Também o senador Lasier Martins (Podemos-RS) destacou o aumento do número de agressões contra os profissionais de comunicação do país. “O cenário de impunidade contra a imprensa permanece. Segundo o Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa, os ataques mais que dobraram em 2020, sendo registrados 428 casos de violência física contra os profissionais. Em 2019, o número foi de 208, o que representa um aumento de 105%. Os dados são apenas do Brasil. Hoje, reforçamos o trabalho essencial desses profissionais para a nossa sociedade e destacamos que, sem liberdade de imprensa, a democracia não existe”.


Ao defender a liberdade de imprensa, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) enfatizou a importância da democracia. “Democracia sempre! E para uma democracia forte, não podemos abrir mão de uma imprensa séria, responsável e livre para garantir o nosso direito constitucional à informação”.

Unesco

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1993, em defesa de um jornalismo sem censura e livre de ataques violentos ao redor do mundo. A data foi criada para combater a perseguição contra os profissionais da imprensa — em muitos casos, vítimas de agressões e até de tortura e assassinato — com objetivo de intimidá-los ou impedir o seu trabalho, fundamental para a democracia.


Agência Senado


Comentários