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WhatsApp mudou de cor? Usuários estranham cores branco ou verde no Android e iPhone

Alguns usuários do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp notaram que a plataforma fez mudança na interface nessa quinta-feira (18). Em dispositivos Android, o layout predominante verde passou a ser branco.  Já em smartphones com sistema iOS (iPhone), as notificações e alguns botões que eram azuis se tornaram verdes. Nas redes sociais, as alterações foram o assunto de alguns internautas, que expressaram opiniões diversas, desde aprovação à estranheza.  "Tava usando o WhatsApp normal. Aí saí, quando voltei, ele ficou preto com verde florescente. Gostei não", comentou uma usuária no X, antigo Twitter. "Meu WhatsApp atualizou e ficou tão branco que tá esquisito", disse outra. "Meu WhatsApp mudou a cor das sinalizações pra verde. Não gostei. Apaguei o app e baixei de novo. Estava sem wi-fi pra esperar o backup. Não esperei, perdi todas as conversas e a sensação é que perdi parte da minha história e tô começando outra agora. Pelo menos voltou pro azul&qu

SAC Digital ultrapassa três milhões de usuários cadastrados

 

O SAC Digital acaba de ultrapassar a marca dos três milhões de usuários cadastrados. O número, apurado nesta quarta-feira (28), representa um crescimento de 20% com relação ao acumulado até dezembro de 2020, quando a plataforma registrou 2.430.181 usuários. De acordo com os dados recentes, o SAC Digital conta hoje com 3.064.917 pessoas cadastradas, considerando contas de titulares. O aumento é fruto da política de transformação digital do Governo da Bahia, modelo que tem investido na oferta de serviços públicos pela internet.


A plataforma eletrônica disponibiliza mais de 400 serviços cadastrados, sendo 47 deles digitizados, ou seja, que não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso à emissão de documentos – por meio do RG Expresso, CRLV-e, CNH Definitiva, segunda via da carteira de habilitação e CTPS Digital, por exemplo – e serviços públicos, como a matrícula escolar digital, videochamada para a Previdência Estadual, Planserv e Procon, além de agendar atendimento presencial para as 81 unidades da Rede SAC na Bahia, incluindo o SAC Móvel.


O SAC Digital já realizou mais de 5,3 milhões de atendimentos até o início de abril. O montante advém da soma de serviços totalmente digitais; semipresenciais, quando parte do atendimento se dá na plataforma e parte na Rede SAC; e agendamentos de serviços realizados de forma presencial nos postos, pontos e unidades móveis de todo o estado. A plataforma permite que o cidadão tenha acesso a serviços públicos usando apenas computador ou celular, desde que conectados à internet: basta acessar o endereço sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo SAC Digital, disponível para Android e iOS.


A Secretaria da Administração (Saeb) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) lançaram o SAC Digital conjuntamente em 2018. A plataforma desenvolveu-se nos anos seguintes, com a melhoria de suas funcionalidades e passando a oferecer uma maior cartela de serviços, inclusive os digitizados, com a adesão paulatina de órgãos públicos a esta proposta de disponibilização de serviços públicos, tendência para os governos em todo o mundo.


O boom do crescimento ocorreu em 2020, com a realização de parte da matrícula para a rede estadual de ensino com auxílio da plataforma e por conta da pandemia do novo coronavírus na Bahia, condicionando a oferta de serviços públicos em meio virtual e o prévio agendamento de atendimento presencial, quando da retomada do funcionamento da Rede SAC em todo o estado.


Só para se ter uma ideia, no ano de 2019 foram registrados 181 mil atendimentos virtuais na plataforma. Em 2020, o quantitativo de atendimentos foi de 3.696.594. O total de atendimentos realizados de janeiro deste ano até o início do mês de abril chegou a 1.463.335. Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, o SAC Digital é essencial para minimizar o impacto da pandemia na vida dos cidadãos baianos.


“Já cogitávamos modernizar a oferta de serviços públicos digitais desde 2019, para oferecer mais conforto, comodidade e praticidade para os baianos. Mas o SAC Digital acabou também sendo uma solução extremamente importante para o período da pandemia. Neste contexto, conseguimos continuar oferecendo serviços essenciais pela plataforma, com atendimento 100% digital, ou por agendamento nos postos físicos, evitando aglomerações”, avalia.


Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

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