Bem vindo(a)!

Caminhão boiadeiro e caçamba colidem na BA-263 em Itapetinga

(Fotos leitores redes sociais) Aparentemente ninguém ficou ferido gravemente após uma colisão entre um caminhão boiadeiro e uma caçamba, no fim da tarde desta quinta-feira 18.O local é cenário recorrente de vários acidentes.  O acidente aconteceu na famosa BA-263, no perímetro urbano de Itapetinga.Os dois veículos ficaram destruídos. Entenda o caso: Os dois veículos seguiam navBA-263, alto da torre nas imediações do Bairro Primavera e bairro Clodoaldo Costa, de Itapetinga, informações preliminares deram conta de que o caminhão bateu no fundo da caçamba.   Com o impacto a caçamba saiu do curso para fora da pista. Os condutores ficaram levemente feridos. Transeuntes fizeram um vídeo após o acidente e compartilharam nas redes sociais.

Escolas estaduais resgatam tradições juninas durante ensino remoto na Bahia

                                                                            Foto: Divulgação

As unidades escolares da rede estadual de ensino resolveram criar estratégias para promover as tradições que fazem parte da cultura dos baianos. Além de abordar a temática durante as atividades curriculares, que estão sendo realizadas em ensino remoto, em algumas escolas, seguindo todos os protocolos de segurança, os estudantes que vão buscar o material impresso, com horário previamente agendado, recebem um kit com produtos juninos para ajudar a amenizar a saudade do arrasta-pé, impossibilitado de acontecer por causa da pandemia.


É o caso do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, no sul baiano. A vice-diretora Tereza Cristina Fidelis destaca o valor simbólico da iniciativa. “Como a festa junina é a mais tradicional para nós, uma manifestação cultural que promove o fortalecimento dos vínculos de afetividade, não poderíamos deixar o período passar em branco, mesmo neste momento de afastamento social. Por isso, nossa escola foi toda arrumada e, junto ao material, eles levam um kit com produtos juninos, como pé de moleque, paçoca, pipoca e amendoim”, afirma.


O estudante Iuri Silva Oliveira, 16, do 2º ano do Ensino Médio, ficou surpreso e feliz com a recepção. “Achei incrível a atenção e o carinho que a escola está tendo com seus alunos. Sabemos que é um momento difícil, mas ainda assim os nossos professores e gestores estão cuidando da escola, preparando o ambiente e nos mantendo sempre por perto para, quando pudermos voltar, nos sentirmos acolhidos”.


A aluna Caroline Oliveira, 15, 1º ano do Ensino Médio, também se expressou ao entrar na escola para pegar seu material impresso. “Encontrar a escola arrumada para nos recepcionar foi muito importante porque, apesar de tudo isso que estamos passando, a escola não deixou de pensar no bem-estar dos seus alunos e receber um kit maravilhoso como este significou adoçar um pouco a nossa vida”, disse Caroline.


Já o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, está preparando a Semana Junina, com instalação de equipamentos voltados à cultura nordestina e postagem de vídeos no Instagram da Escola Parque sobre curiosidades e tradições juninas, além de lives semanais interativas, tendo iniciado nesta terça-feira (8), com yoga. As demais serão nos dias 15, 22 e 29 de junho. “As atividades vão acontecer durante todo o mês de junho. Nosso objetivo é resgatar e reverenciar a cultura popular com a participação de toda a comunidade escolar”, explica o diretor da unidade, Gedean Ribeiro.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários