Bem vindo(a)!

Último Dia para Inscrições: Processo Seletivo Especial UNEAD 2025.2 da UNEB

                                      (Foto: Reprodução | Uneb)    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou até esta quinta-feira, 3 de julho, o prazo para inscrições no Processo Seletivo Especial UNEAD 2025.2. O processo seletivo visa selecionar candidatos para ingresso em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), com encontros presenciais nos polos.                     Cursos e Vagas Ofertadas      2.296 vagas remanescentes do Processo Seletivo Vestibular 2025, destinadas ao semestre letivo 2025.2.                 Cursos de Licenciatura em: Ciências da Computação Educação Física Educação Inclusiva Geografia História Letras Inglês Letras Português Matemática Pedagogia Cursos Tecnológicos em: Gestão Ambiental Gestão Comercial – Ênfase em Afroempreendedori...

Senado elege comissão que irá analisar impeachment de Dilma


  • O senador José Serra (PSDB-SP) conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante sessão que define a composição da comissão que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado
O Senado elegeu nesta segunda-feira (25), em votação simbólica, a comissão especial do impeachment que vai analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Na prática, a eleição apenas referendou a indicação feita pelos líderes dos seis blocos partidários da Casa. O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer, é a legenda com o maior número de integrantes: cinco.
Também nesta segunda, o Senado protocolou no Palácio do Planalto a eleição da comissão. No documento, já o pedido para que a presidente, se desejar, se manifeste sobre diligências ou providências na Casa. 
Na próxima terça-feira (26), os membros da comissão deverão eleger o seu presidente e relator. A presidência deverá ficar com o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado pelo bloco do seu partido. "O regimento estipula que temos 48 horas para ser instalada a comissão. Até 48 para ser instalada a comissão. Se eu instalasse hoje, seria 0 horas. Se eu instalasse na quarta-feira, seriam 48 horas. Por isso tomei a decisão salomônica de instalar a comissão amanhã às 10h", disse o senador Lira.
Apesar de ter sido indicado pela legenda de Temer, classificado por líderes petistas como "conspirador do golpe" contra a presidente Dilma, Lira foi classificado como um moderado e foi bem recebido por senadores como Lindbergh Farias (PT-RJ).
A polêmica, no entanto, está em torno da escolha do relator da comissão, responsável por emitir um relatório sobre o pedido de impeachment ainda na fase da comissão especial. O PSDB indicou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais (sucedeu Aécio Neves, do PSDB-MG) e um dos maiores aliados de Aécio, principal líder da oposição.
As senadoras governistas Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) fizeram duas questões de ordem pedindo que o senador Antonio Anastasia nem qualquer outro parlamentar do PSDB possam assumir o cargo de relator da comissão especial do impeachment no Senado.
Gleisi e Vanessa argumentam que o PSDB não teria "isenção" para ocupar a relatoria da comissão. Anastasia foi o indicado do PSDB para o cargo. Renan Calheiros decidiu, no entanto, que as questões de ordem levantadas pelas parlamentares sejam decididas pelos integrantes da comissão especial a partir da próxima terça-feira (26).

Comentários