(Foto: Reprodução | Uneb) A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) prorrogou até esta quinta-feira, 3 de julho, o prazo para inscrições no Processo Seletivo Especial UNEAD 2025.2. O processo seletivo visa selecionar candidatos para ingresso em cursos de graduação na modalidade a distância (EaD), com encontros presenciais nos polos. Cursos e Vagas Ofertadas 2.296 vagas remanescentes do Processo Seletivo Vestibular 2025, destinadas ao semestre letivo 2025.2. Cursos de Licenciatura em: Ciências da Computação Educação Física Educação Inclusiva Geografia História Letras Inglês Letras Português Matemática Pedagogia Cursos Tecnológicos em: Gestão Ambiental Gestão Comercial – Ênfase em Afroempreendedori...
Decreto de Temer autoriza militares a usar força contra caminhoneiros
Homens das Forças Armadas ganham, assim, poder de polícia e podem prender manifestantes que se recusarem a liberar as rodovias. Mesmo modelo foi adotado durante as manifestações de maio do ano passado
(foto: Carlos Moura/CB/D.A Press )
O presidente Michel Temer vai decretar estado de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em todo o território nacional. Essa mudança, prevista na Constituição Federal, concede poder de polícia aos militares das Forças Armadas brasileiras. Durante a validade da medida, será permitido que integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica realizem prisões e façam uso da força, quando necessário. O decreto está sendo escrito e será publicado em uma edição extra do Diário Oficial nas próximas horas.
O modelo é o mesmo que foi usado no decreto que autorizou o uso das Forças Armadas para proteger a Esplanada dos Ministérios durante os protestos contra o governo, em 24 de maio do ano passado, quando diversos ministérios foram depredados. O recurso também foi adotado durante as manifestações da Copa do Mundo de 2014. A GLO está prevista no artigo 142 da Constituição, e só pode entrar em vigor por ordem expressa do presidente da República.
Informações obtidas pelo Correio Braziliense revelam que os comandantes da três forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) se reuniram na tarde desta sexta-feira (26/5) no Ministério da Defesa, em Brasília, para discutir como será a atuação das tropas. Uma das medidas que deve ser adotada é a autorização, por meio do decreto, para que militares dirijam os caminhões de quem se recusar a retirar os veículos das rodovias.
Em nota, o Ministério da Defesa informou que a ação nos estados será "rápida, enérgica e integrada". As tropas federais serão usadas também para distribuir combustível em pontos críticos.