(Foto ASCOM Prefeitura/Itapetinga)
Os obstáculos no acesso à alimentação, higiene e direitos são apenas algumas dificuldades que a população em situação de rua enfrenta diariamente e a torna ainda mais vulnerável.
Esse grupo, invisibilizado (não perceptível) há tantos anos e tão heterogêneo ou seja: aquele que possui natureza desigual, e com certeza tem aumentado durante a pandemia.
De acordo com o portal de comunicação da prefeitura municipal deram conta de que a cidade de Itapetinga começou a vacinar a população em situação de rua, contra a Covid-19, nesta quinta-feira, 22, com doses da Janssen.
“Como a vacina Janssen é dose única, esse público já fica imunizado na primeira busca ativa. Isso é muito importante, pois essas pessoas não costumam ir aos postos para tomar a segunda dose da vacina na data indicada. Alguns perdem o cartão, outros se recusam a vacinar novamente”, disse a Diretora de Vigilância à Saúde, Karen Almeida.
A vacinação aconteceu em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, durante a distribuição do almoço à população em situação de rua. Catorze pessoas foram imunizadas. A busca continua na segunda-feira, 26, quando o município pretende finalizar a vacinação deste público que conta com cerca de 30 pessoas.
“Seguimos buscando formas de acelerar a campanha, aproximar a vacina da população, conscientizar a todos sobre a importância da imunização, que só se concretiza com a segunda dose na maioria dos casos. Temos certeza que, muito em breve, venceremos a pandemia”, afirmou o secretário de saúde, Hugo Sousa.
*Com informações do portal Prefeitura de Itapetinga
Comentários