Itapetinga iniciou combate ao Aedes Aegypti em bairros da cidade

(Foto Divulgação)


Sabemos que a Dengue, chikungunya e a zika são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e a forma principal mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito transmissor. Por isso, é muito importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é necessário fazer para não permitir o criação desse mosquito.


De acordo a publicação no portal oficial da Prefeitura Municipal de Itapetinga, relatam que: 


As chuvas e o clima mais quente formam um ambiente propício para a proliferação do Aedes Aegypti. De acordo com o último LIRAa – Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti – 1,6% dos imóveis pesquisados em Itapetinga contam com a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


De acordo com a padronização do Ministério da Saúde, o índice de infestação larvária, considerado de baixo risco para a ocorrência de epidemia, é de até 1%. Para evitar o aumento do índice e a proliferação do mosquito, Itapetinga receberá a ação de quatro carros fumacê a partir desta terça-feira, 15.


O Índice de Infestação pelo mosquito Aedes aegypti é indicador que mede o risco de adoecimento da população pelas doenças Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito, e é produzido através da análise das larvas de mosquitos coletadas nos imóveis, pelos agentes de endemias.


Comentários