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Veículos colidem na Vila Isabel em Itapetinga

                                      ( Foto reprodução/redes sociais)  Felizmente não houve feridos com  muita gravidade nesse acidente,  ocorrido entre o ônibus da Viação Itapetinga e um carro de uma Funerária.  Por volta das 12:30 hs, na tarde desta quinta-feira 25, foi registrado uma colisão entre veículos de empresas. O acidente ocorreu no perímetro urbano de Itapetinga, no Sudoeste baiano.  Ainda segundo informações preliminares, deram conta de que o condutor do carro teria sofrido ferimentos e precisou ser socorrido pelo SAMU ( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O rapaz foi encaminhado para uma unidade hospitalar.  O acidente aconteceu nas imediações do distrito industrial de Itapetinga, precisamente na Avenida. Paulo Souto em um cruzamento de ruas. O carro envolvido no acidente, seria de propriedade da empresa denominada Afagu Funerária, que seguia do Distrito Industrial, para adentrar na avenida, quando houve a colisão.  Aparentemente não há placas visíveis de sinaliza

Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB

Foto: Bruno Kelly/Reuters
A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas e serão encaminhadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) para avaliação.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB). Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.

Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“De acordo com o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 91, para esta aeronave, com operação privada, não era requerida a existência de gravador de voz ou dados (caixa preta)”, disse a agência em nota. A aeronave fabricada em 2006 estava registrada sob o prefixo PR-SOM.

Os certificados estavam em dia, conforme dados da ANAC. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano. O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro.

“É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center.

De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes.



Fonte: Revista Veja.

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