Empresa é fruto de um trabalho de doutorado feito por dois amigos
Há 21 anos, nascia o Google: foi em 27 de setembro de 1998 que os cientistas da computação Larry Page e Sergey Brin publicaram um artigo sobre a possibilidade de lançar seu protótipo de buscador de web em larga escala. Na época, ambos faziam doutorado na prestigiada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde se conheceram e viraram amigos.
Agora, mais de duas décadas depois, o que era apenas uma ideia ambiciosa para o seu tempo, se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo, com plataformas de conteúdo, sistemas operacionais, hardwares, entre outros serviços. Devido ao buscador que originou tudo, Page tem patrimônio líquido avaliado em cerca de US$ 48,2 bilhões e Brin o supera com, aproximadamente, US$ 52,5 bilhões.
Para comemorar a data, que marca seus 21 anos de sucesso, o próprio Google arrumou um jeito de homenagear-se com um Doodle personalizado. Com um PC bem característico dos anos 90 e seu antigo logo, o desenho não deixa dúvidas quanto ao evento que está celebrando.
Nesse dia especial vale relembrar, também, de um fato curioso sobre o que originou o nome peculiar do buscador mais utilizado do mundo. “Escolhemos o nome de nossos sistemas, Google, porque é uma grafia comum do googol, ou [do número] 10100, e se encaixa bem em nosso objetivo de criar mecanismos de pesquisa em larga escala”, escreveram os criadores.

Comentários