Bem vindo(a)!

Morre o Ex-Vereador João de Deus, um Nome Marcante na Política de Itapetinga

     Com grande pesar, a equipe do Site Itapetinga Acontece recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador João de Deus, também conhecido por sua atuação como Guarda Civil Municipal (GCM). João de Deus faleceu vítima de um infarto, deixando um vazio na comunidade itapetingana. Um Legado de Trabalho e Dedicação    João de Deus foi um nome marcante na política local, tendo sido eleito vereador quatro vezes e presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga. Recentemente, ele também havia se candidatado ao cargo de vice-prefeito, demonstrando seu compromisso contínuo com a comunidade. Um Homem de Causas Sociais    Além de sua carreira política, João de Deus era conhecido por sua dedicação às causas sociais. Ele sempre esteve disposto a ajudar aqueles que necessitavam de apoio, deixando um impacto positivo na vida de muitas pessoas em Itapetinga. Solidariedade e Conforto     Neste momento de dor e comoção, a equipe do Itapetinga Acontece se soli...

Itapetinga:Neto Ferraz da Site poderá assumir vaga de vereador afastado


1º Suplente  Neto Ferraz que obteve  403 votos em 2016 pelo PR (Partido da República).

Na sessão legislativa de quarta-feira dia (25) os vereadores teriam acatado uma denúncia contra um dos vereadores na Câmara Municipal de Itapetinga por quebra de decoro parlamentar.

Após denúncia houve a  votação dos demais vereadores e na sequência o afastamento preventivamente do vereador envolvido na denúncia por 90 dias.

Desta feita quem poderá assumir a vaga temporariamente é o primeiro suplente , Antônio Ferraz da Silva do PL ou conhecido popularmente ,como Neto Ferraz (Neto da Site-Mototáxi), atualmente servidor da COMUTRAN.

Neto concorreu a eleição para vereador no ano de 2016 pelo partido PR (Partido da República) e atualmente  se filiou  ao  PL (Partido Liberal) onde obteve 403 votos válidos porem não foi eleito.

Neto é bem relacionado comunicativo  e certamente poderá ser um ótimo vereador ainda que temporário,mas caso  o vereador afastado temporariamente  seja cassado no processo  em vigor  Neto poderá assumir o cargo até ao fim do mandato.

Vejamos o que é ser um suplente:...

De acordo com  informações do site Significados Suplente é aquele que substitui quem não pode exercer a sua função por algum motivo. O suplente não exerce o cargo até que o titular se desligue, sendo a função do suplente apenas permanecer disponível para assumir.

A lista de suplentes do vestibular, por exemplo, é uma listagem por ordem de classificação no concurso, da maior pontuação para a menor. Ela inclui todos os candidatos que não passaram e nem tiveram o exame anulado. A medida que os candidatos que passaram desistem da vaga, os suplentes daquela faculdade vão assumindo os lugares disponíveis no curso desejado.

A palavra suplente significa aquele que supre outro. Ou seja, aquele que ocupa um lugar ou função de outra coisa, quando esta não puder mais cumprir. Alguns sinônimos para suplente são as palavras substituto ou reserva, e como antônimos há oficial, titular e permanente.

Suplente de Vereador

Todos os candidatos não eleitos para vereador de uma cidade se tornam suplentes da Câmara de Vereadores. Eles passam a fazer parte da lista de suplentes do partido, e podem ou não assumir. Isto varia conforme a votação que fizeram nas eleições e a quantidade de eleitos afastados durante os quatro anos de mandato.
A lista de suplentes é por partido, sendo composta por ordem de votação. O primeiro suplente é aquele com mais votos entre os não eleitos pelo partido.
Se um vereador eleito renuncia, é afastado, ou assume outro cargo, como uma secretaria municipal por exemplo, quem assume a sua vaga é o primeiro suplente do mesmo partido. Mas caso o vereador eleito possa voltar para a Câmara, o suplente deve também voltar à lista de suplência.
O suplente de vereador não tem direito a salário pela Câmara dos Vereadores. Apenas os vereadores eleitos e que tomaram posse recebem salário para exercer a atividade.
Não existe nenhuma função descrita para os suplentes a vereador. Quem está listado na suplência tem apenas o dever de estar à disposição da Câmara de Vereadores caso seja chamado.
As assembleias legislativas dos estados e a Câmara de Deputados em Brasília seguem esta mesma estrutura para os suplentes de deputado estadual e suplentes de deputado federal.




Comentários