Bem vindo(a)!

Homem é atropelado por motocicleta em Itapetinga

  Um homem foi atropelado por uma motocicleta por volta das 18:00hs desta sexta-feira 19, na avenida Flamengo bairro Primavera no perímetro urbano de Itapetinga na Bahia. Segundo informações de testemunhas no local da ocorrência, um motociclista que foi detido no local para prestar esclarecimentos, ele teria perdido o controle da motocicleta após passar por um redutor de velocidade (quebra-molas).  Por razões desconhecidas ele não conseguiu controlar o veículo que na sequência acabou derrapando e atropelando um pedestre. Com o forte impacto, o pedestre foi arremessado, se ferindo com gravidade.  Ainda segundo as informações, o condutor do veículo precisou ser ajudado para retirar o veículo de cima de uma das pernas.O pedestre, foi ferido gravemente, ele até o momento não foi identificado. Guarda Civil Municipal de Itapetinga (GCM), também a os agentes de trânsito da COMUTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito) Polícia Militar e duas ambulâncias do SAMU ( Serviço de Atendimento

MÚSICA NORDESTINA BRASILEIRA TRANSCENDENDO AS FRONTEIRAS DO MÉXICO



A cultura popular do nordeste brasileiro, especificamente a musical, é considerada um tesouro nacional de diversidade e manifestações. De uma maneira mais conceitual se trata de expressões musicais típicas do território nordeste do Brasil, que engloba nove estados de grande referência para música folclórica nacional.
Destacamos o forró como um dos grande gêneros dominantes neste território. Com toda sua riqueza de possibilidades e variações de gênero musical a tradição do uso e fabricação do Pífano, instrumento de sopro feito com taquara utilizado nas bandas de pífanos representa uma mistura milenar de cultura que se perpetuam até os dias de hoje.

No nordeste o Pífano retrata o sertão, o cangaço, a roça, o vaqueiro, as festas juninas, as procissões, tudo que é mais "raíz" de um povo com identidade própria, marcado por suas expressões de lutas e sorrisos que se misturam num emaranhado de cores, músicas e danças.

Pois é esta música popular nordestina brasileira que será representada no México pelo Duo Instrumental de música composto por Tiago Mota (percussão) e Leo Araújo (pífano) no II Simpósio LAT CAR, organizado pela Faculdade de Música - Universidade de Ciências e Artes de Chiapas e o pelo Grupo de Estudo ICTM Música e Dança na América Latina e Caribe, que acontecerá na cidade de Tuxtla Gutiérrez, estado de Chiapas, México do dia 9 ao dia 13 de março de 2020.

Tiago Mota é baterista, percussionista, compositor e professor de música do Instituto Federal Baiano Campus Itapetinga, ele é pernambucano residente na Bahia,  graduado em Práticas Interpretativas da Música Popular com habilitação em Bateria/Percussão pelo Instituto Federal de Pernambuco - Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim, especialista em Educação Musical pelo Instituto Prominas e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica com ênfase na música pelo Instituto Federal Baiano Campus Catu.

Leonardo Araújo é flautista, pifeiro, compositor e professor, pernambucano graduado em Práticas Interpretativas da Música Popular com habilitação em Flauta-Transversal pelo Instituto Federal de Pernambuco – Instituto Federal de Pernambuco Campus Belo Jardim, especialista em Educação Musical pela Faculdade Campos Elísios - FCE e mestrando Processos e Dimensões da Produção Artística (Performance) no Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade do Rio Grande do Norte – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aluno bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES.

Claro que não é de hoje, porém essa é mais uma demonstração do poder da música regional nordestina que transcende as fronteiras do Brasil para ser recebida pelos hermanos mexicanos, pesquisadores, etnomusicólogos, músicos e estudiosos de toda América Latina com admiração e respeito à nossa magnífica arte.

Por Tiago Mota, 19 de março de 2020.



Comentários