Bem vindo(a)!

Morre o Ex-Vereador João de Deus, um Nome Marcante na Política de Itapetinga

     Com grande pesar, a equipe do Site Itapetinga Acontece recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador João de Deus, também conhecido por sua atuação como Guarda Civil Municipal (GCM). João de Deus faleceu vítima de um infarto, deixando um vazio na comunidade itapetingana. Um Legado de Trabalho e Dedicação    João de Deus foi um nome marcante na política local, tendo sido eleito vereador quatro vezes e presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga. Recentemente, ele também havia se candidatado ao cargo de vice-prefeito, demonstrando seu compromisso contínuo com a comunidade. Um Homem de Causas Sociais    Além de sua carreira política, João de Deus era conhecido por sua dedicação às causas sociais. Ele sempre esteve disposto a ajudar aqueles que necessitavam de apoio, deixando um impacto positivo na vida de muitas pessoas em Itapetinga. Solidariedade e Conforto     Neste momento de dor e comoção, a equipe do Itapetinga Acontece se soli...

O que você precisa saber antes de comprar seu primeiro imóvel na Bahia

A compra do primeiro imóvel é a realização de um grande sonho.




O maior sonho dos brasileiros é poder ter um lugar para chamar de lar. E esse desejo alimenta todos os anos o mercado imobiliário.

E antes de começar pensar em realizar esse sonho, é necessário ter um bom planejamento para que possa conquistar o seu objetivo com eficiência. Primeiramente, é preciso analisar todas as opções, mas lembre-se que elas devem caber no seu bolso.

As opções são diversas, o mais comum é o consórcio, onde você paga mensalmente as parcelas.  Mas, como escolher entre todas as opções disponíveis? Bom, isso vai depender dos seus planos e principalmente de sua condição financeira.
Por isso o ideal é fazer um planejamento financeiro.

E antes de comprar o seu primeiro imóvel, é extremamente importante fazer uma pesquisa para saber se o mesmo está dentro das leis. Para isso, vale muito a pena consultar uma imobiliária ou um profissional da área, que fará uma boa vistoria na propriedade e nas documentações. Ao adquirir um imóvel é necessário certo investimento financeiro para evitar situações desagradáveis.

Escolher um bom corretor de imóveis é essencial para tornar o processo de compra mais tranquilo, além de especialista no mercado imobiliário ele é o único profissional regulamentado para interferir nas transações imobiliárias. Antes de fechar uma compra, é necessário verificar, se o corretor possuí registro do CRECI, pois isso significa que ele está apropriado a te acompanhar você durante todo processo.

O corretor de imóveis poderá tirar todas as suas dúvidas durante a compra do imóvel e te auxiliará com a documentação necessária para a compra.

Documentação necessária

Independentemente do tipo de imóvel que você irá comprar, é necessária que a sua documentação seja analisada com cuidado por um advogado ou especialista na área imobiliária. Segue uma lista dos principais documentos necessários na compra de um imóvel:

CPF e RG;

Certidão de nascimento ou casamento;

Comprovante de endereço atualizado;

Comprovante de renda (extrato do banco ou 3 últimos holerites);

Extrato do FGTS;

Carteira de trabalho;

Carta do empregador.

O mercado imobiliário é extremamente prático. Devido à isso, é interessante pesquisar sobre para entender qual o melhor momento para adquirir um imóvel. Assim, é possível saber se os preços dos imóveis na sua cidade estão sendo vendidos por valores menores e aproveitar o momento para fechar negócio. Para a compra de um imóvel há inúmeras opções de pagamento. A alternativa mais vantajosa é pagar à vista, já que, assim, é possível negociar com mais facilidade e conseguir alguns descontos. Entretanto muitas pessoas não possuem este dinheiro para realizar a compra e precisa recorrer a outros meios de pagamento.

Financiamento com a construtora:  Algumas construtoras oferecem a possibilidade de financiar com seus próprios recursos os imóveis que vendem. A empresa tem total interesse em vender rápido, essa opção é mais flexível do que acionar crédito bancário. A desvantagem é que o prazo para o pagamento costuma ser menor.

Financiamento bancário: É a opção mais comum e normalmente acontece quando o banco disponibiliza o crédito necessário para que o comprador pague por parte do imóvel. Existem várias categorias para realizar o pagamento desse financiamento todas possuindo as suas regras, prazos, e taxas de juros.

Financiamento com Consórcio: Os consórcios podem ser uma vantagem pois é possível realizar o parcelamento de 100% do valor do imóvel. Os pagamentos dos consórcios também são feitos por meio de parcelas mensais, nas quais são cobradas apenas uma taxa de administração.

Uso do FGTS: O benefício é pago pelo empregador ao funcionário que trabalha em regime CLT. O valor é pago mensalmente durante a vigência do contrato de trabalho e equivale a 8% do salário mínimo. Porém, para aproveitar o mesmo para adquirir apartamentos e casas a venda em Salvador, é necessário preencher uma série de requisitos: ter pelo menos 3 anos de carteira assinada; não ser proprietário de um imóvel na região onde deseja comprar outro; trabalhar ou residir na região onde o imóvel que pretende comprar está localizado e não ter financiado nenhum imóvel pelo SFH.

Se você possui FGTS poderá utilizá-lo para comprar o primeiro imóvel, essa é uma ótima opção, pois, o benefício quando “parado” rende pouco, então é muito mais vantajoso ter esse valor aplicado em um imóvel, que costuma ser sempre um bom investimento.

Seja qual for a forma de pagamento adotada, é fundamental ter um planejamento financeiro. Além do valor das casas, apartamentos dos terrenos a venda em Salvador , é preciso ter um dinheiro extra para arcar com outras necessidades. É sempre bom lembrar que você precisará ter dinheiro para o pagamento de taxas de transferência e documentos, despesas com a mudança e para a compra de móveis e eletrodomésticos.

Se optar por um financiamento, lembre-se que é preciso guardar uma quantia para dar como entrada do imóvel. O valor solicitado sempre varia, mas, em geral, é de 30% do preço final do imóvel. Quanto maior for a entrada, menor será a dívida do financiamento e maior será sua chance de negociação.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que mais pessoas saibam o que precisa antes de comprar o primeiro imóvel.


Comentários