Bem vindo(a)!

PL Mulher em Itapetinga mostra força em sua primeira reunião.

*PL* - Mulher de Itapetinga em reunião neste sábado (20/04/24) na residência de Wilson (Pontinha da Caixa) para a primeira reunião, discutido e traçando estratégias para as eleições de outubro.  Convidado, o pré-candidato a vice-prefeito já indicado pelo partido, o radialista Edilson Lima se fez presente ao encontro. GALERIA DE FOTOS

Prefeito, vice e vereadores tomam posse em Itapetinga-Bahia

Sessão foi transmitida pelo Facebook e Youtube. Vereadores se reuniram na Câmara bem como o prefeito e o vice onde ambos participaram de maneira remota por conta do momento mundial de pandemia do Covid-19. Todos os que estavam no local usaram mascaras de proteção.

 (Fotos gentilmente cedidas pelo repórter Danilo Jorge (Danilo Palhaço) 

Assistam aqui abaixo solenidade completa via TV Catolé/Por Gilson Vasconcelos Canal TV Câmara Itapetinga

Aconteceu em Sessão realizada ás 09:30hs da manhã desta sexta-feira 01/2021 no Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, a cerimônia de posse do prefeito reeleito Rodrigo Hagge juntamente com o vice Renan Pereira e  dos quinze vereadores eleitos. Na ocasião já foi definida também a nova mesa diretora da Câmara Municipal.

A Cerimônia de Posse foi conduzida pelos vereadores  Valdeir Chagas(PDT),Sibele Nery (PT) e Tiquinho Nogueira (PDT) aos quais empossaram o prefeito reeleito Rodrigo Hagge (MDB)juntamente com o vice Renan Pereira (DEM) bem como o advogado Léo Matos (PSD) e o vice Anderson da Nova (DEM) e os secretários Neto Ferraz (PSC) e Tuca PC.

A cerimônia teve início às 9h30 onde estiveram presentes, além dos candidatos empossados, convidados, autoridades, amigos e familiares.

O advogado Léo Matos (PSD), que está em seu primeiro mandato de vereador, foi eleito presidente da Câmara Municipal do Poder Legislativo de Itapetinga no sudoeste da Bahia com 12 votos favoráveis. 
A votação teve  o voto da maioria , acabou encerrada em doze (12) votos a favor e três (3)abstinências.

Veja como será a a nova diretoria:

Presidente da câmara de Vereadores: O Advogado Sr.Léo Matos (PSD) 
Vice- Presidente da câmara de Vereadores: Anderson da Nova (DEM) 
Primeiro secretário da câmara de Vereadores :  Neto Ferraz (PSC)
Segundo secretário da câmara de Vereadores :  Tuca PC

O mandato de um vereador tem duração de quatro anos e não há limite para reeleição de vereadores.

COMO ISSO FUNCIONA:

De acordo com dados do Wikipédia,o presidente da câmara de vereadores, presidente da câmara ou presidente da mesa é o representante da câmara legislativa, quando esta se enuncia coletivamente, e o regulador dos seus trabalhos e o fiscal da sua ordem.

Falar sobre a mesa diretora de uma Câmara Municipal pode parecer algo muito técnico, mas ela é fundamental para o funcionamento do Legislativo. A mesa diretora é composta por um presidente, vice-presidentes, secretários e suplentes, dependendo do tamanho da Câmara.

Já de acordo com o site JUS explica sobre a função do Presidente da Câmara de Vereadores vem disciplinada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores e para tanto deve-se consultá-las para melhores detalhes. 

No entanto, em linhas gerais, nas lições de Hely Lopes Meirelles, o Presidente da Mesa (que nós chamamos de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação. 

Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

Não se fala em salário para vereadores e sim subsídios. O Presidente pode eventualmente receber um gratificação pelo exercício da Presidência, desde que previsto nas Lei Orgânica, ou no Regimento Interno ou em Lei ou em Decreto Legislativo, etc. Não havendo tal previsão, mesmo na Presidência, seu subsídio será o mesmo dos demais.

Quanto a autonomia, ela é mais abrangente que os demais vereadores, pois estes só exercem a função legislativa (e não toda ela pois os votos de desempate nas deliberações, promulgação de lei, decreto legislativo e resolução compete ao Presidente), cabendo ao Presidente ainda a função de administração e representação que os demais vereadores não exercem.

Por: Carlos Silva



Canais de transmissão:
TV Câmara Itapetinga 
www.youtube.com/tvcamaraitapetinga
Facebok da Câmara 
https://www.facebook.com/camaraitapetingaoficial
TV Catolé 
Rádio Fascinação AM


Assistam solenidade completa via TV Câmara Itapetinga vinculado á TV Catolé/Por Gilson Vasconcelos Canal 
 




  • ELEITO
    Manu De Chico Ferro Velho15015 - MDB
    3,32%1.182 votos
  • ELEITO
    Peto15156 - MDB
    3,21%1.145 votos
  • ELEITO
    Luciano Almeida15333 - MDB
    3,05%1.087 votos
  • ELEITO
    Helder De Bandeira20222 - PSC
    2,76%984 votos
  • ELEITO
    Tarugão15000 - MDB
    2,64%941 votos
  • ELEITO
    João De Deus15111 - MDB
    2,51%894 votos
  • ELEITO
    Léo Matos55100 - PSD
    2,50%890 votos
  • ELEITO
    Tiquinho Nogueira12111 - PDT
    2,19%782 votos
  • ELEITO
    Neto Ferraz20000 - PSC
    2,14%762 votos
  • ELEITO
    Pastor Evandro Souza55123 - PSD
    1,98%706 votos
  • ELEITO
    Sibele Nery13100 - PT
    1,94%691 votos
  • ELEITO
    Valdeir Chagas12444 - PDT
    1,66%592 votos
  • ELEITO
    Anderson Da Nova25555 - DEM
    1,60%570 votos
  • ELEITO
    Tuca10000 - REPUBLICANOS
    1,25%446 votos
  • ELEITO
    Gêge40000 - PSB
    0,79%283 votos

Comentários