Bem vindo(a)!

Caminhão Pipa Desgovernado Colide com Poste de Energia em Itapetinga

    Um acidente impressionante ocorreu na madrugada desta terça-feira, 12 de agosto, por volta das 2h00, na Rua Manoel Gusmão, no bairro Primavera, Médio Sudoeste da Bahia. Um caminhão pipa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itapetinga perdeu o controle e colidiu frontalmente com um poste de energia elétrica. Detalhes do Acidente    O caminhão pipa fazia um transporte de água para outra empresa quando o incidente ocorreu,o condutor não conseguiu controlar a direção do veículo, resultando na colisão.Felizmente, ninguém ficou ferido no acidente. Localização      A Rua Manoel Gusmão está localizada no bairro Primavera, em Itapetinga, Bahia. De acordo com informações locais, a rua tem um total de 133 endereços, com 106 domicílios particulares e 25 estabelecimentos comerciais  Importância da Segurança Viária    Acidentes como esse destacam a importância da segurança viária e da manutenção regular dos veículos, especialmente aquele...

Projeto concede prazo extra de 60 dias para regularização de débitos de contas de luz

 O corte de energia de consumidores de baixa renda já está suspenso até junho; proposta regulamenta quitação de débitos contraídos durante esse período



O Projeto de Lei 2459/20 concede prazo adicional de 60 dias para a quitação de débitos relacionados ao não pagamento de tarifas de energia elétrica durante a pandemia de Covid-19. Nesse prazo, não poderá haver interrupção do serviço.


Autor da proposta o deputado Marreca Filho (Patriota-MA) lembra que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em março de 2020, a suspensão, por 90 dias, de cortes do serviço de eletricidade por inadimplência.


“O projeto de lei pretende regulamentar a quitação de eventuais débitos que tenham ocorrido durante o período em que vigorou a vedação”, explica o parlamentar. “O objetivo é dar prazo de 60 dias para a regularização da situação dos consumidores, evitando, assim, a imediata suspensão de fornecimento de serviço essencial após o fim dos 90 dias”, completa.


“Os dias adicionais servirão também para diluir o montante a ser pago, facilitando a retomada da vida de pessoas que estarão com dificuldades de se manter”, acrescenta ainda.


Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o pagamento poderá ser feito em até duas parcelas e não haverá multa ou juro de mora sobre os valores devidos.


Decisão da Aneel


No dia 29 de março, a Aneel anunciou nova suspensão do corte de energia elétrica para 12 milhões de famílias consideradas de baixa renda que estejam com suas contas de luz atrasadas. A suspensão vale até 30 de junho.


Os beneficiados são os consumidores que já têm a tarifa social da Aneel, que concede descontos na conta de luz para algumas famílias que se encaixam no perfil.


Têm direito ao benefício os cidadãos inscritos no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, ou famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para tratamento médico - nesse caso, com renda mensal de até três salários-mínimos.


Tramitação


A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Agência Câmara de Notícias

Comentários