Bem vindo(a)!

Caminhão boiadeiro e caçamba colidem na BA-263 em Itapetinga

(Fotos leitores redes sociais) Aparentemente ninguém ficou ferido gravemente após uma colisão entre um caminhão boiadeiro e uma caçamba, no fim da tarde desta quinta-feira 18.O local é cenário recorrente de vários acidentes.  O acidente aconteceu na famosa BA-263, no perímetro urbano de Itapetinga.Os dois veículos ficaram destruídos. Entenda o caso: Os dois veículos seguiam navBA-263, alto da torre nas imediações do Bairro Primavera e bairro Clodoaldo Costa, de Itapetinga, informações preliminares deram conta de que o caminhão bateu no fundo da caçamba.   Com o impacto a caçamba saiu do curso para fora da pista. Os condutores ficaram levemente feridos. Transeuntes fizeram um vídeo após o acidente e compartilharam nas redes sociais.

Idosos enfrentam aglomeração, calor e longas filas para a vacinação contra a Covid-19 em Itapetinga; vídeo

Idosos que foram se vacinar contra a Covid-19 em Itapetinga na Bahia, tiveram que enfrentar longas filas, calor e demora , na manhã desta terça-feira (20).



Em datas anteriores havia organização onde na noite do dia 19 de Janeiro de 2021 a primeira itapetinguense a ser imunizada ,foi a senhora Zildir Pereira Barreto, de 65 anos por ser auxiliar de saúde e ter atuado na área por cerca de 40 anos.


As vacinadoras do município também foram vacinadas e preparadas para atuar em todas as fases do plano de vacinação contra a Covid-19 de acordo as informações as primeiras doses aconteceram na terça-feira, dia 02 de fevereiro de 2021 onde os selecionados para serem vacinados foram os idosos acima de 90 anos.


A secretaria de saúde organizou e determinou que nos postos de saúde Idalécio Andrade, Vila Riachão, Clodoaldo Costa e Nova Itapetinga fosse distribuídas 10 senhas por dia para evitar aglomeração.


+ FOTOS NO FIM DA MATÉRIA....

No posto Guilherme Dias, foram 30 senhas diárias. Na quinta-feira, 04, vinte doses foram enviadas para Bandeira do Colônia, a fim de imunizar os idosos do distrito.


Em fim com as novas vacinas, a prefeitura junto a secretaria seguiu imunizando idosos acima de 80,70 anos e aplicando a segunda dose nos profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos e tudo organizado até então....

O município recebeu mais 1550 vacinas da Coronavac para dar continuidade à imunização dos idosos acima de 65 anos sendo que cerca de 9500 pessoas foram vacinadas e neste sábado dia17, a secretaria recebeu mais 910 vacinas da Astrazeneca contra a Covid-19 para vacinar idosos acima de 60 anos.


Atualmente o município já soma um total de 9.559 pessoas vacinadas, equivalente a 12,4% da população da cidade. Dentre elas, 2.900 pessoas já foram imunizadas com a segunda dose da vacina.


Também já foram imunizados pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, policiais militares acima dos 50 anos, também profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência entre outros.


O grande problema é a falta de organização, onde na madrugada de segunda feira pra terça-feira dia 20 de Abril foi citado que haveria vacinação para idosos acima de 60 anos em um único local e com isso gerou uma fila extensa com cerca de aproximadamente quase mil pessoas gerando uma gigantesca aglomeração.


 Unidades da Centro Educacional José Marcos Gusmão,(antigo Noralice Gusmão), apresentaram grande quantidade de pessoas sem o distanciamento social necessário. 


Nosso repórter Claudio Bitencourt registrou as imagens por volta das 7h, o local já estava cheio de idosos aguardando pela primeira dose da vacina. Populares relataram que  profissionais estavam aplicando a imunização dentro da unidade, e que as senhas se esgotaram rapidamente.


Idosos que não conseguiram a vacina na primeira etapa, acabaram se concentrando no mesmo lugar, o que gerou uma fila ainda maior. 


Ao vivo em um programa de rádio local o assunto vereadores descreveram a falta de organização, leitores acreditam que isso ainda poderá ser organizado para evitar as aglomerações e possíveis contaminações" Primeiro, eles deviam ter acabado a vacinação das pessoas com 90 ou mais, e depois começar com a faixa de 60 anos”, disse um leitor. 


Esse tipo de desorganização faz com que várias outras pessoas desistam e voltam para suas casas sem receber a vacina o que poderá ocasionar uma nova aglomeração no futuro quando forem imunizar que tem menos de 60 anos.


Aparentemente não houve um controle para organizar os idosos, o que fez com que todos se aglomerassem no local e permanecessem sem o distanciamento social.


As filas extensas também foram registradas na Centro Educacional. Os idosos esperavam na lateral da escola, fila gerou um círculo entre o Colégio José Marcos Gusmão com a Escola  Sizaltina Fernandes dobrava uma esquina na outra e todos precisaram esperar em pé para receber a imunização em meio a chuva e o sol.  


Conheça as fases de vacinação:

1ª fase

  • Trabalhadores da Saúde;
  • População idosa com 75 anos ou mais;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência;
  • Indígenas e comunidades tradicionais.

2ª fase

  • Pessoas de 60 a 74 anos.

3ª fase

  • Pessoas com comorbidades relacionadas a casos mais graves de Covid-19

4ª fase

  • Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade;
  • Trabalhadores da educação;
  • Membros das forças armadas e de salvamento
  • Funcionários do sistema carcerário;
  • População em privação de liberdade.

As fases serão executadas de acordo com o envio dos lotes de vacinas pelo Governo do Estado.











Comentários