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Morre o Ex-Vereador João de Deus, um Nome Marcante na Política de Itapetinga

     Com grande pesar, a equipe do Site Itapetinga Acontece recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador João de Deus, também conhecido por sua atuação como Guarda Civil Municipal (GCM). João de Deus faleceu vítima de um infarto, deixando um vazio na comunidade itapetingana. Um Legado de Trabalho e Dedicação    João de Deus foi um nome marcante na política local, tendo sido eleito vereador quatro vezes e presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga. Recentemente, ele também havia se candidatado ao cargo de vice-prefeito, demonstrando seu compromisso contínuo com a comunidade. Um Homem de Causas Sociais    Além de sua carreira política, João de Deus era conhecido por sua dedicação às causas sociais. Ele sempre esteve disposto a ajudar aqueles que necessitavam de apoio, deixando um impacto positivo na vida de muitas pessoas em Itapetinga. Solidariedade e Conforto     Neste momento de dor e comoção, a equipe do Itapetinga Acontece se soli...

Novo RG digital começa a valer, veja como tirar e quando será obrigatório

A nova Carteira de Identidade Nacional já é uma realidade para os brasileiros, o novo documento traz diversas vantagens frente ao antigo RG que ainda é utilizado pela maioria da população.    O novo modelo da carteira de identidade, apelidada de RG digital por ter uma versão digital além da versão em papel como é comumente utilizada no país, terá um número unificado e QR code    

                                                                                                                                                                      A nova carteira de identidade utilizará o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), como número oficial de identificação. O objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação.


O que muda com o novo RG?


O novo RG digital veio para definir uma numeração única de autenticidade do documento que poderá ser checada por QR code, o que permite sua validação até mesmo off-line, onde, apenas o CPF será considerado.


Isso porque atualmente, os cidadãos que emitem o RG emitem o documento com o número da unidade da federal, porém, caso o mesmo perca o documento e solicite em outro estado, a numeração virá diferente.


De forma resumida e mais clara, cada estado brasileiro emite um número de RG diferente, dessa forma, é possível ter 27 números de RG no Brasil, tendo em vista que o cidadão pode solicitar uma nova via em cada estado.


Sendo assim, como o cidadão pode ter 27 números de RG diferente, mais fácil é para que golpistas possam fraudar documentos e aplicarem golpes.


Além disso, a medida também prevê que o novo RG digital será um documento considerado para viagens, tendo em vista que adotará um padrão internacional com a impressão do MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo que consta em passaportes.


Quanto tempo o atual RG ainda valerá?


Segundo norma estabelecida pelo Governo Federal, o modelo atual do RG continuará valendo por um prazo de mais 10 anos para a população que tenha até 60 anos.


 Sendo assim, apenas em 2032 o novo RG começará a ser exigido como documento obrigatório da população brasileira. Contudo, os cidadão acima dos 60 anos, o modelo antigo do RG será aceito por prazo “indeterminado”.


Como emitir o novo RG?


Desde o dia 1º de março a emissão do documento já é permitida, onde as secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF serão responsáveis pela disponibilização do novo RG.


Todavia, apesar de já estar valendo, os institutos de identificação possuem o prazo até 3 de março de 2023 para se adequarem às mudanças para emissão do documento.


Sendo assim, os interessados em emitir o novo documento precisam se dirigir aos órgãos de identificação de seu município como o Poupa Tempo e o Expresso Cidadão e questionar se já estão emitindo o novo documento.


Caso o estado já esteja emitindo a nova versão do RG digital, o cidadão deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento para que a nova Carteira de Identidade seja gerada.


Assim, o novo documento será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.


Por fim, caso o cidadão que vá solicitar o novo RG não possua número de CPF, o próprio órgão de identificação local realizará de imediato a inscrição do cidadão no CPF, conforme determina o decreto do governo.                                                                                                                                                    


*Com informações do  Jornal Contábil

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