Bem vindo(a)!

Colisão entre Moto e Veículo é Registrada em Itapetinga

Na tarde da quinta-feira, 10 de julho, por volta das 16h, um acidente de trânsito ocorreu na Avenida Vitória da Conquista, precisamente no local conhecido como Ponto Certo, em Itapetinga. A vítima foi uma jovem de 25 anos de pré-nome Laila Lima, a mesma pilotava sua moto quando colidiu com um veículo nas imediações da Oficina Elétrica do conhecido Henrique e Posto de gasolina.  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado e chegou rapidamente ao local do acidente. Após prestar os primeiros socorros, Laila foi encaminhada para o Hospital Cristo Redentor/Fundação José Silveira. No hospital, Laila apresentou dor no tórax e escoriações no corpo. Ela foi submetida a exames de raio-x, que não revelaram alterações graves. Laila teria ficado em observação para monitoramento. O trânsito no local ficou temporariamente congestionado, porém após atendimento dos socorristas a vítima, voltou a fluir normalmente.

Baiana de 121 anos pode ser a pessoa mais velha do mundo

                                                            Foto: Cristian Newman/Unsplash


A prefeitura da cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, descobriu quase que por acidente que uma de suas cerca de 70 mil habitantes pode ser a pessoa mais velha do mundo. Segundo sua certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis tem nada menos do que 121 anos.


No documento, consta que a idosa nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, que hoje faz parte da cidade de Bom Jesus da Lapa. Maria viveu todos os seus 121 anos no mesmo lugar em que nasceu, no último ano do século XIX.

Idosa vive sob cuidados

Hoje, Maria Gomes dos Reis vive acamada, sob os cuidados de sua neta Célia Cristina. A idosa teve filhos, mas todos eles já morreram. A aposentada é totalmente dependente da neta, que precisa dar comida na boca e trocar suas fraldas. Porém, segundo Célia, até pouco tempo atrás, a avó era bem ativa.


Célia conta que a avó de 121 anos criou os filhos, netos e bisnetos em um esquema matriarcal, em que ela era a cabeça. Mesmo centenária, Maria ainda cozinhava e lavava as roupas à mão. Vivendo em um povoado, porém, a idosa usa pouco os serviços do estado, por isso, sua idade era desconhecida.


Isso mudou poucos dias atrás, quando Maria passou mal e precisou usar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o atendimento, a equipe médica descobriu que se tratava, potencialmente, da pessoa mais velha do mundo.


Após a morte da japonesa Kane Tanaka, o título de pessoa mais velha do mundo pertence à freira francesa Lucile Randon, nascida em 11 de fevereiro de 1904, e, atualmente, com 118 anos. A segunda colocada é uma polonesa de 115 anos, mas que não teve seu nome ou data de nascimento divulgados.


*Conteúdo do G1

Comentários