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Carga de garrafas cai de caminhão e causa transtorno no trânsito de Itapetinga

                 Um incidente envolvendo um caminhão, causou um transtorno  temporário no trânsito localizado nas imediações do Trevo da Lagoa, no início da avenida Cinquentenário, em Itapetinga, na noite desta quarta-feira (11). Por volta das 18h00, o caminhão derrubou uma carga de garrafas de cerveja vazias que estava transportando.    A carga, que estava presa com amarrações, acabou se soltando enquanto o caminhão seguia em direção às cidades de Vitória da Conquista, Maiquinique e Itabuna. As caixas com garrafas ficaram espalhadas na pista, causando a interdição da via.    Felizmente, ninguém ficou ferido no incidente, apesar da avenida ser bastante movimentada, principalmente à noite. Funcionários da empresa de bebidas rapidamente chegaram ao local e retiraram as caixas da pista, permitindo que o trânsito voltasse a fluir normalmente.    A interdição temporária causou preocupações entre os motorist...

Projetos do Senado buscam acelerar uso de veículos elétricos

 

Em vez de posto de combustível, uma estação de recarga, com bombas substituídas por tomadas. Plugados a elas, veículos elétricos com motores movidos pela energia de baterias recarregáveis, e não mais por gasolina ou outros derivados de petróleo.


A cena ainda é rara no Brasil, mas promete se tornar cada vez mais comum nos próximos anos. A eletrificação veicular, há muito defendida como essencial para reduzir o impacto ambiental do uso de combustíveis fósseis, mostra-se agora ainda mais necessária por uma contingência econômica: a crise provocada pela alta dos preços do petróleo no país e no mundo. Além de garantir mais sustentabilidade ao transporte (contendo a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo), a adoção do novo modelo reduziria a dependência do petróleo, motivo de preocupação mundial.


No Brasil, no entanto, a participação dos motores elétricos ainda é tímida no total da frota. Projetos no Senado buscam acelerar a expansão desse mercado. Para tirar o país da retaguarda da eletromobilidade, os senadores propõem medidas como redução de impostos para os eletrificados, de um lado, e restrições graduais à produção e comercialização de automóveis movidos por combustíveis fósseis, de outro. Também sugerem fomento à implantação de pontos de recarga elétrica e garantia de recursos para pesquisas na área como estratégias para incentivar o desenvolvimento do setor.


Táxi elétrico no Rio, em projeto experimental, e veículos carregando na rua em Berlim, na Alemanha, onde os eletrificados já representam um quarto da frota de carros novos. (Fotos: Mario Roberto Duran Ortiz e Avda)

Frota crescente, mas ainda pequena

Os modelos 100% elétricos e os elétricos híbridos (que usam energia associada a combustível líquido) representaram 2,2% do total de licenciamentos de carros novos no Brasil em 2021, com quase 35 mil unidades vendidas, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)Um crescimento de 77% em relação a 2020, quando o número não chegou a 20 mil. E um salto em relação há cinco anos, por exemplo: em 2017, foram pouco mais de 3 mil.


Esses números mostram que a participação dos eletrificados até vem aumentando bastante a cada ano no país (veja gráfico). Mas ainda estamos longe da média mundial, estimada em 9%. E um dos entraves para a expansão do setor por aqui é o preço do carro elétrico, ainda bem maior que o dos automóveis convencionais simples. 

Preço alto desanima

O elétrico mais barato à venda hoje no Brasil não sai por menos de R$ 140 mil. Para tentar reduzir esse custo, alguns projetos em tramitação no Senado propõem a redução de impostos. É o caso de uma proposta do senador Telmário Mota (Pros-RR) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por até 5 anos, os automóveis elétricos de fabricação nacional (PLS 340/2016). Outra proposição, do senador Irajá (PSD-TO), favorece os importados, que ficariam livres do Imposto sobre Importação (PL 403/2022).


Para justificar o benefício fiscal, Telmário argumenta que novas tecnologias devem ser incentivadas para diminuir impactos ambientais causados pela emissão de poluentes. Irajá, por sua vez, sustenta que o Brasil não pode ficar desconectado do movimento positivo de substituir o combustível fóssil pelo renovável. Os dois projetos tramitam na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).


Agência Senado......Continuação 




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