Bem vindo(a)!

Homem é atropelado por motocicleta em Itapetinga

  Um homem foi atropelado por uma motocicleta por volta das 18:00hs desta sexta-feira 19, na avenida Flamengo bairro Primavera no perímetro urbano de Itapetinga na Bahia. Segundo informações de testemunhas no local da ocorrência, um motociclista que foi detido no local para prestar esclarecimentos, ele teria perdido o controle da motocicleta após passar por um redutor de velocidade (quebra-molas).  Por razões desconhecidas ele não conseguiu controlar o veículo que na sequência acabou derrapando e atropelando um pedestre. Com o forte impacto, o pedestre foi arremessado, se ferindo com gravidade.  Ainda segundo as informações, o condutor do veículo precisou ser ajudado para retirar o veículo de cima de uma das pernas.O pedestre, foi ferido gravemente, ele até o momento não foi identificado. Guarda Civil Municipal de Itapetinga (GCM), também a os agentes de trânsito da COMUTRAN (Coordenadoria Municipal de Trânsito) Polícia Militar e duas ambulâncias do SAMU ( Serviço de Atendimento

Projeto prevê medidas de proteção a crianças contra afogamentos em piscina

 


Projeto de Lei (PL 1.944/2022), apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), acrescenta medidas específicas para a prevenção do afogamentos de crianças em piscinas, contribuindo, assim, para diminuir a ocorrência de mortes, ou sequelas graves à saúde infantil em caso de sobrevivência a esses acidentes. 


A proposta altera a Lei 14.327/2022, que trata dos requisitos mínimos de segurança para a fabricação, a construção, a instalação e o funcionamento de piscinas ou similares, e sobre a responsabilidade em caso de seu descumprimento.


“A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta que, diariamente, morrem cerca de 480 crianças por afogamento em todo o mundo. De acordo com a entidade, no Brasil, essa é a segunda maior causa de mortes nas idades entre 5 e 14 anos e a terceira maior causa externa de mortalidade. Ainda segundo a SBP, o problema poderia ser evitado com medidas de prevenção, pois 89% dos casos ocorrem por falta de supervisão das vítimas. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Afogamentos Aquáticos (Sobrasa), as piscinas são responsáveis por 49% de todas as mortes, por afogamento, na faixa etária de 1 a 9 anos de idade.”, explica o senador. 

As medidas apresentadas no Projeto de Lei têm como base as recomendações de segurança emitidas pela Sobrasa:

  • Na piscina, manter a criança à distância de um braço, mesmo na presença de um guarda-vidas;

  • Exigir a presença de guarda-vidas certificado para cada piscina, devidamente equipado com flutuador de resgate, ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula;

  • Ter conhecimento de como agir em emergências aquáticas (o uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e à disposição na área da piscina);

  • Manter acesso restrito à piscina por meio do uso de grades ou cercas transparentes, com portões autotravantes, com altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem o acompanhamento de um adulto;

  • Evitar a sucção de cabelo e partes do corpo com uso de ralo anti aprisionamento, redução da sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

Outros dados

O parlamentar ainda alerta em seu texto sobre dados de 2019 da DATASUS ONG Criança Segura, que apontam que morreram mais de mil e quinhentas vítimas infantis de afogamento e outras cinco mil foram hospitalizadas. 

Eduardo Gomes acrescenta que algumas certidões de óbitos de crianças que citam falta de oxigênio no cérebro, porém não especificando a razão, podem ter sido causados por outros acidentes comuns em comunidades ribeirinhas e praieiras, além das mais carentes, onde crianças se afogam em baldes, bacias, vasos sanitários, poços, bueiros, fontes e até em caixas de gorduras.

O projeto, que ainda aguarda designação de relator e não tem data prevista para sua deliberação, homenageia Susan Delgado, uma criança de apenas 2 anos de idade que perdeu a vida num trágico afogamento. O pai da menina, Alex Delgado, transformou o luto em luta para prevenir a ocorrência de outros casos semelhantes. Este projeto de lei é resultado dessa ação.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira.


Agência Senado

Comentários