Bem vindo(a)!

Morre o Ex-Vereador João de Deus, um Nome Marcante na Política de Itapetinga

     Com grande pesar, a equipe do Site Itapetinga Acontece recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador João de Deus, também conhecido por sua atuação como Guarda Civil Municipal (GCM). João de Deus faleceu vítima de um infarto, deixando um vazio na comunidade itapetingana. Um Legado de Trabalho e Dedicação    João de Deus foi um nome marcante na política local, tendo sido eleito vereador quatro vezes e presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga. Recentemente, ele também havia se candidatado ao cargo de vice-prefeito, demonstrando seu compromisso contínuo com a comunidade. Um Homem de Causas Sociais    Além de sua carreira política, João de Deus era conhecido por sua dedicação às causas sociais. Ele sempre esteve disposto a ajudar aqueles que necessitavam de apoio, deixando um impacto positivo na vida de muitas pessoas em Itapetinga. Solidariedade e Conforto     Neste momento de dor e comoção, a equipe do Itapetinga Acontece se soli...

Itapetinga: Excesso de lixo nas ruas incomodam moradores no bairro Primavera

 

  

Quem passa pelo bairro Primavera, se depara com uma situação desagradável devido a quantidade de lixo espalhado pelas ruas, principalmente na Rua Paralela,nas próximidaades da Caixa D´água, onde o acúmulo dos resíduos é ainda mais preocupante, pois é uma das ruas principais rua que dá acesso a outros bairros sobre a BA-263.


De acordo com relatos dos moradores da localidade, as pessoas que residem no próprio bairro e em bairros vizinhos descartam entulho, lixo doméstico e até mesmo materiais que poderiam ser destinados para a reciclagem – como plásticos e metais e até animais mortos, sem se preocuparem com as consequências que isso pode trazer para a população, que está exposta a doenças transmitidas pela falta de higiene no local. 


Ainda de acordo com os moradores, não é somente culpa da gestão pública da cidade, mas também da própria população, que deveria se conscientizar sobre a forma correta de descartar o lixo. “Apesar do descaso, o lixo é recolhido, mesmo que não pareça. As coletas são feitas diariamente nos pontos estratégicos e um a duas vezes por semana, são recolhido o lixo acumulado na rua proximo a pista aqui na nossa localidade.Sempre que possível, um mutirão de servidores da prefeitura recolhe os lixos deixados pelos moradores e faz a limpeza das ruas. Infelizmente no dia seguinte tudo começa outra vez”, conta um dos moradores que não quis se identificar.


Na opinião de outro morador, além de aumentar os postos de coleta, a Prefeitura deveria investir melhor no trabalho de conscientização da população sobre o descarte adequado do lixo. “Aqui nesse bairro e em outros, não vemos uma placa informando que não se deve jogar lixo,até uma placa que eu mesmo fiz alguém acabou dando fim.Deveria aumentar o número de lixeiras nas ruas que produzem mais lixo, além de investir na fiscalização e a pavimentação do local".


Emresumo alguns destes métodos se colocados em prática poderá da bons resultados, porém a alternativa mais correta seria em relação às multas, onde poderia ser cobrado um valor simbólico, algo que pudesse mostrar às pessoas que se elas não se conscientizarem, poderão pagar caso seja flagrado. Contudo é dever do cidadão zelar pelo meio onde vivem e denunciar quem descartar lixo indevidamente.

Comentários