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Morre o Ex-Vereador João de Deus, um Nome Marcante na Política de Itapetinga

     Com grande pesar, a equipe do Site Itapetinga Acontece recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador João de Deus, também conhecido por sua atuação como Guarda Civil Municipal (GCM). João de Deus faleceu vítima de um infarto, deixando um vazio na comunidade itapetingana. Um Legado de Trabalho e Dedicação    João de Deus foi um nome marcante na política local, tendo sido eleito vereador quatro vezes e presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga. Recentemente, ele também havia se candidatado ao cargo de vice-prefeito, demonstrando seu compromisso contínuo com a comunidade. Um Homem de Causas Sociais    Além de sua carreira política, João de Deus era conhecido por sua dedicação às causas sociais. Ele sempre esteve disposto a ajudar aqueles que necessitavam de apoio, deixando um impacto positivo na vida de muitas pessoas em Itapetinga. Solidariedade e Conforto     Neste momento de dor e comoção, a equipe do Itapetinga Acontece se soli...

5 passos importantes para garantir o bem-estar de sua equipe dentro e fora do ambiente de trabalho.

Descubra como a aplicação de medidas simples podem colaborar para o bem-estar no dia a dia de trabalho



Nos últimos anos, muitas empresas têm observado a importância de investir seus esforços para que seus funcionários se sintam cada vez mais motivados. Isto porque pessoas felizes e satisfeitas com seu ambiente de trabalho tendem a realizar suas tarefas com maior assertividade, foco e compromisso. 

Criar um ambiente que promova uma maior qualidade de vida aos funcionários pode gerar consequências inclusive a uma maior retenção de talentos.

Inúmeros fatores influenciam para a garantia deste ambiente e cabe à empresa adotar um ambiente que seja seguro físico e emocionalmente aos seus colaboradores.

Os benefícios são diversos e abrangentes. De bom relacionamento da equipe e estímulo a criatividade a melhora do desempenho, engajamento, participação e lucros. 

Neste post, separamos 5 passos importantes que te ajudarão a implementar medidas eficazes que melhorarão a imagem de sua empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Prezar pelo bem-estar da equipe já faz parte dos valores sociais e culturais de inúmeras marcas e companhias renomadas no mercado, sendo palpável a diferença de atuação dos funcionários antes e depois da implementação. Acompanhe a seguir:

1. Comunicação interna

As estratégias de comunicação interna de uma empresa precisam passar por informações relevantes para o dia a dia e reconhecimento de colaboradores, além de servir como um canal aberto de diálogo que facilita o compartilhamento de ideias e conhecimento. 

Quanto maior é a sensação de reconhecimento, de respeito e de que está realmente sendo ouvido pela equipe gestora, maior é a importância dada ao trabalho pelos funcionários.

O reconhecimento de peças chave da equipe é uma parte importantíssima da comunicação interna, agindo como um motivador e estimulador da autoestima dos funcionários. Prezar por criar um canal aberto de comunicação traz um retorno significativo no que diz respeito à feedbacks (tanto dos gestores quanto dos funcionários) e a melhora do ambiente corporativo. 

2. Ergonomia no ambiente de trabalho

As chamadas medidas de ergonomia no ambiente de trabalho são aquelas mudanças na infraestrutura da empresa que buscam a melhora da saúde física e mental dos seus funcionários. 

Elaborar parâmetros estruturais como uma boa iluminação e ventilação, cadeiras ergonômicas, sala de descompressão e mesas que tenham uma altura correta são essenciais para a saúde física dos colaboradores, por exemplo.

Outras medidas podem ser colocadas em prática com o foco na saúde mental e emocional também. Organizar happy hours, festas temáticas, premiações para bons resultados, cafés da manhã e outras providências que estejam ao alcance das possibilidades da empresa também podem ser incorporadas no cotidiano da empresa. O importante é garantir um ambiente leve e com competitividade saudável.

3. Treinamentos profissionalizantes

Realizar palestras, workshops, webinars e conferências que tenham como foco o aprimoramento e o treinamento dos colaboradores aumentam, além do engajamento, as possibilidades de uma atuação mais profissionalizada e assertiva. 

Este tipo de ação traz grandes benefícios não só ao funcionário, mas para toda a empresa e sua rotina de trabalho. Com isso, as pessoas se sentem incentivadas a crescer profissionalmente e entusiasmadas a darem seu máximo nas suas funções.

Invista, também, em treinamentos que busquem aperfeiçoar a inteligência emocional, entender como funciona o psicológico de cada um e assimilar melhor as relações interpessoais existentes na empresa. 

O bem-estar do funcionário passa por diversas pequenas ações do dia a dia que ao serem colocadas em prática fazem uma grande diferença na entrega de resultados.

4. Preste atenção nos níveis de estresse

O estresse é uma das primeiras características a serem notadas quando há distúrbios de relacionamento ou quando a empresa está pensando em garantir um espaço saudável e estimulante aos seus funcionários. 

É crescente o número de pessoas com Síndrome de Burnout, por exemplo, quando a exaustão física e mental está relacionada a um estresse crônico. Muitas vezes esta condição está relacionada ao ambiente de trabalho.

Ao implementar todos os passos desta lista, é muito provável que os níveis de estresse da equipe já sejam reduzidos sensivelmente. Contudo, é importante ter uma atenção especial ao tema e fazer com que os colaboradores se sintam livres para comunicar problemas e desentendimentos aos seus gestores. Procure instaurar pausas entre os turnos, colaboração tranquila entre as equipes e momentos de descontração durante o dia.

5. Organização do espaço 

Não é incomum reclamações relacionadas à bagunça e organização do espaço físico de uma empresa tanto por parte dos funcionários quanto por parte dos gestores. 

Incentivar a manutenção de um espaço limpo, arejado, organizado e com bom espaço de circulação poderá interferir diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido. Um ambiente bagunçado e cheio de materiais em desuso confunde os funcionários e prejudica a funcionalidade.

Hoje a Self Storage em Belo Horizonte, por exemplo, é uma empresa que oferece soluções de espaço e organização. Com boxes de diversos tamanhos e independentes um do outro, considere investir na qualidade, confiabilidade e praticidade para guardar materiais e documentos em desuso da sua empresa, liberando espaço e incentivando a organização de seu ambiente de trabalho.

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